Tráfego pago: Aprenda tudo que você precisa saber para ter resultados no digital

A tráfego pago está muito falada nos dias de hoje e tem permitido que pessoas e empresas tenham expressivos resultados no marketing digital. Neste conteúdo vou explicar tudo que você precisa saber.

Vamos lá!!

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é a técnica utiliza para atrair pessoas e fazer com que elas executem uma determinada ação através de anúncios pagos em algumas plataformas especificas.

Através desta técnica é possível fazer com que pessoas acessem uma determinada página do seu site, visite seu perfil nas redes sociais, assistam a um vídeo, envolva com publicações, entre outros.

As principais plataformas para fazer tráfego pago são: Google ADS, Youtube, Facebook ADS, Instagram, Taboola e etc.

Tráfego pago: tudo que você precisa saber para ter resultados no digital

Qual a diferença de trafego pago x orgânico?

Com a explicação do tópico anterior provavelmente você já deve ter entendido a diferença entre tráfego pago e orgânico: O investimento financeiro para que as ações desejadas aconteçam.

Não quero dizer que para trafego orgânico não seja necessário investimento, muito pelo contrário, é preciso investir tempo, estudo e até dinheiro para produção do conteúdo. Mas ele não exige investimento para que o conteúdo seja veiculado.

Já no tráfego pago a veiculação acontece apenas com investimento monetário para veiculação.

Neste caso estamos entendo como tráfego orgânico todas as visitas que um site recebe através de buscas nos mecanismos de pesquisa? Google, Bing e Yahoo.

As 2 técnicas podem ser utilizadas em conjunto e podem ser utilizadas em conjunto nas suas estratégias de marketing digital.

Se você tem um tráfego orgânico de qualidade pode utilizar o público que se envolveu conteúdo organicamente para exibir anúncios pagos. O outro lado da estratégia é utilizar o tráfego pago para divulgar conteúdos novos e ajudar nos resultados orgânicos.

Por que investir em trafego pago?

Investir em tráfego pago é fundamental para impulsionar os resultados desejáveis em estratégias de marketing como gerar leads, vendas e visitas em páginas de sites.

Confira os 4 principais motivos para investir em tráfego pago:

  • 1: Obtém-se resultado quase que de forma imediata.
  • 2: Proporcionar alcance de grandes públicos.
  • 3: Há possibilidade de controle total sobre à publicidade.
  • 4: É possível monitorar o desempenho através de diversas métricas

Como funciona o tráfego pago?

O tráfego pago funciona por lances como em um leilão porque assim como você outras pessoas podem estar anunciando para o mesmo público e o resultado dos anúncios dentro de cada plataforma pode variar de acordo com o valor do lance configurado.

Os lances geralmente são pagos geralmente através do custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM). Veja a seguir detalhadamente essas métricas.

CPC – Custo por clique

Através do CPC você será cobrado sempre que receber um clique me seu anuncio. Este tipo de lance é indicado quando o seu objetivo é levar as pessoas para uma página especifica.

CPM – Custo por mil impressões

Para este tipo de lance você será cobrado com base em mil impressões, ou seja, custo para ser exibido mil vezes independente de ser clicado ou não. É ideal utilizar este lance quando deseja que o anuncio seja exibido mais vezes gerando mais visualizações e posicionamento de marca.

As campanhas de tráfego pago enquanto veiculam seus anúncios descontam do orçamento com base nas métricas explicadas acima.

Quer entender todas siglas e termos utilizados no marketing digital? Acesse nosso dicionário do Marketing Digital.

Plataformas de trafego pago

As plataformas mais comuns são:

Google Ads

Mais conhecida como Google Adwords, recentemente teve seu nome alterado para Google ADs. É através dessa plataforma que é possível anunciar e aparecer nos resultados do Google e sites parceiros.

A principal característica desta plataforma é poder segmentar o público por intenção de buscas através das palavras chaves e isso permite ter um tráfego altamente qualificado.

Também é possível anunciar para localizações geográficas especificas, idiomas e interesses específicos.

Facebook e Instagram ADS

Umas das principais plataformas de tráfego na atualidade são o Facebook e Instagram.

Através dessa plataforma é possível veicular anúncios com base em localização geográfica, interesses ou eventos em outras ferramentas como site ou aplicativos próprios.

Youtube Ads

Essa também é uma plataforma de tráfego do Google que permite veicular anúncios nos vídeos do Youtube.

Linkedin Ads

Outra plataforma de tráfego pago é o Linkedin ADS que é voltada para negócios e permite segmentar públicos por função, títulos, nível de experiência, indústria, tamanho da empresa e muito mais.

Taboola

O Taboola é uma plataforma que permite criar anúncios em formatos diferentes das plataformas anteriores. Os anúncios nesta plataforma se parecem com blog posts.

Dicas para resultados com tráfego pago

Para tráfego pago não existe hack mágico ou estratégia campeã para ter resultado em pouco tempo. Os resultados vão depender do seu empenho, conhecimento da ferramenta e do público alvo da estratégia e também da sua consistência.

Separamos 5 itens essências para para você ter grandes resultados com tráfego pago.

Estude bem as plataformas que vai utilizar

Antes de começar a fazer campanhas de tráfego pago estude como funciona cada plataforma, entenda os recursos que elas oferecem e como elas podem ajudar na sua estratégia.

Cada plataforma tem suas peculiaridades e por isso indicamos que comece aprendendo uma de cada vez e só comece a utilizar outra plataforma quando estiver confiante.

Não pare de praticar

Tráfego é prática. Alinhe estudo com prática e crie campanhas enquanto avança em seus estudos.

A melhor forma de aprender é no campo de batalha. Procure uma oportunidade para prestar serviços de tráfego e foque em aprender.

Quando mais você executar, mais irá aprender.

Tenha foco na persona

Seus anúncios devem ser criados pensando em comunicar com a persona. Conhecendo bem sua persona crie anúncios reais e deixe claro qual a ação ela deve realizar.

Conteúdo Fechado - Pai do Tráfego

Qual é a melhor plataforma de tráfego pago?

A resposta para essa pergunta é depende. A melhor plataforma de tráfego depende da vários fatores como: a estratégia a ser utilizada, sua familiaridade com as plataformas, valor disponível para investir, tempo para execução do projeto entre outros.

As melhores plataformas de tráfego citamos em um tópico anterior deste post.

Como começar e fazer trafego pago?

Para começar no tráfego pago os passos que recomendamos são:

1. Estudar as plataformas

Estude a central de ajuda de cada plataforma e entenda como elas funcionam.

2. Busque por conteúdo gratuito

A facilidade de encontrar conteúdos na internet permite estudar e aprender tráfego pago através de blogs, canais do Youtube e seguindo os grandes gestores de tráfego nas redes sociais.

Então não tem desculpa para começar pois tem muito conteúdo disponível gratuitamente na internet.

3. Invista em conhecimento e aprenda com quem tem resultados

Uma dica importante é buscar conhecimento com que já tem resultado pois isso pode te ajudar a encurtar o caminho de ter resultados.

Muitos gestores de sucesso possuem cursos ensinando seus métodos de gestão de tráfego e também mentorias.

Um dos cursos de tráfego pago que recomendamos é o Conteúdo Fechado do Lucas Viana, o Pai do tráfego.

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4. Entre no campo de batalha

As duas primeiras dicas acima sugerimos que você busque por conhecimento teórico que é muito importante para você aprender todos os termos e funcionalidade de cada plataforma.

Mas somente a teoria não basta, é importante também colocar esse aprendizado praticando e criando campanhas e interagindo com as plataformas.

Saiba tudo que você precisa sobre como começar no marketing digital.

Como ganhar dinheiro com tráfego pago

Existem algumas formas que você pode começar a praticar e ganhar dinheiro com tráfego pago. A seguir vou detalhar algumas delas:

Como afiliado de produtos digitais

O marketing de afiliados funciona da seguinte forma: Algumas empresas permitem que pessoas venda os produtos e ganhem comissões em cada venda realizada. As porcentagens de comissão variam de produto para produto.

Plataformas como Hotmart e Monetizze permitem que você se afilie a produtos e comece rapidamente a fazer campanhas nas plataformas de tráfego pago.

Essa é a forma mais fácil e rápida de começar.

Fazendo trafego para empresas locais

Você pode começar a fazer tráfego pago para negócios locais da sua cidade e divulgar os produtos e serviços que eles oferecem.

Como iniciante você pode fazer algumas campanhas sem cobrar para amigos e conforme obtendo resultados você pode começar a cobrar.

Fazendo trafego para lançamentos de infoprodutos

Outra opção para trabalhar com tráfego pago é participar de lançamentos de infoprodutos. O tráfego impulsiona os resultados dos lançamentos e permite resultados extraordinários.

Porém trabalhar com lançamentos exige mais conhecimentos e experiência em tráfego.

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