Como começar no Marketing digital do zero

O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço como fonte de renda para as pessoas, em especial durante a pandemia. Se você é uma dessas pessoas que desejam trabalhar com o digital vamos te ensinar Como começar no Marketing digital.

Diferente do que muita gente pensa, o marketing digital não é tão simples como aparenta e muitas pessoas dizem. É necessário muita dedicação, paciência e estudo constante para ficar atento as mudanças do mercado.

Neste artigo vamos te ensina o que você precisa saber para começar no marketing digital mesmo não sabendo nada.

O que é marketing digital

Assim como o marketing tradicional, o objetivo é converter o público em clientes porém utilizando canais digitais para criar relacionamento com o público e gerar negócios.

Com todos os recursos que a internet disponibiliza ficou mais fácil criar este relacionamento com o público, conhece-lo, criar uma comunicação personalizada e vender o que ele realmente precisa.

Principais conceitos do marketing digital

Quem deseja trabalhar começar no marketing digital deve conhecer os principais conceitos deste universo. Por isso vamos listar e explicar alguns abaixo:

Persona

A Persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. A persona e construída como os dados demográficos, comportamento, dores e sonhos. Toda estratégia de marketing é baseada na persona.

Leads

Leads são os contatos de possíveis clientes que são fornecidos por eles em alguma ação da sua empresa. Os principais dados dos leads são o nome, email, telefone e qualquer outra informação.

SEO

SEO é um conjuntos de técnicas utilizadas para otimizar conteúdos de sites para que eles apareçam nas primeiras posições dos resultados dos mecanismos de buscas. O SEO também é muito utilizado em vídeos do Youtube.

Clique aqui e confira um conteúdo completo sobre SEO.

KPIS

As Kpis são indicadores chaves de performance ou também métricas. Elas são utilizadas para medir o desempenho das ações dentro do marketing digital.

CopyWriting

CopyWriting é a técnica de escrita para criação de textos persuasivos. No marketing esses textos tem como objetivo atrair a atenção do público e fazer com que ele execute uma ação de acordo com o a estrátegia.

Tráfego

Tráfego é uma técnica utilizada para atrair e fazer com que as pessoas executem uma determinada ação. O tráfego pode ser através de mídia paga (Tráfego pago) ou gratuito que é o resultado gerado pelo SEO.

Conheça outros conceitos do marketing digital em nosso dicionário.

Razões para aprender marketing digital

Existem diversas razões para que as pessoas possuem para aprender marketing digital. Essas razões são:

  • Identificação com a área e deseja aprender para conseguir um emprego.
  • Já trabalham com o marketing tradicional e querem migrar para o digital.
  • São empreendedores e querem aprender como melhorar os resultados no meio digital.
  • Pessoas que querem ter liberdade de horário e geográfica e veem no marketing digital como possibilidade.

Como começar no marketing digital

A principal dúvida de pessoas que desejam trabalhar com marketing digital é por onde e como começar no marketing digital.

O primeiro passo para quem deseja começar no marketing sem dúvida é estudar. Com o estudo é possível entender todos os conceitos, estrutura e processos do marketing digital. Para estudar marketing digital existem diversas formas e a internet ajudar muito nesse sentido.

É possível aprender marketing de forma gratuita ou paga através das seguintes formas:

  • Artigos em blog como este
  • Vídeos no Youtube
  • E-books e livros
  • Cursos online
  • Mentorias
  • Palestras e Webinarios
  • Eventos presenciais

O universo digital ajuda muito os iniciantes aprenderem sobre marketing e também ficar por dentro do das novidades.

Existem muitos conteúdos gratuitos na internet que vão te ajudar nesse caminho. Se você quiser acelerar seu aprendizado e desenvolvimento no marketing digital indicamos que você invista em cursos pagos e que vão te dar acesso a métodos validades e networking.

Escolha um mentor e procure seguir o que ele ensina.

O segundo passo para aprender marketing digital é colocar em prática. Não fique apenas no conteúdo. Há uma frase que diz: Na teoria, a prática é outra. Ou seja, Não basta apenas aprender a teoria, é importante que você aplique o que aprende para que no campo de batalha apareçam dúvidas e problemas.

Essas dúvidas e problemas não são para fazer você desistir, mas sim para que você busque por mais conhecimentos e aumente seu aprendizado.

Assista ao vídeo abaixo e veja porque você não deve ficar só no estudo.

Como ganhar experiência no marketing digital

Ao iniciar no marketing digital umas das dificuldades é conseguir uma oportunidade de trabalho. Geralmente as empresas abrem vagas exigindo experiência na área. O início não será fácil mas você não pode desistir.

Confira 3 formas de ganhar experiência no marketing digital:

Trabalhe cobrando pouco

Com certeza você irá ter algum amigo ou familiar que possui empresa e não faz nenhuma ação digital. Ofereça ajuda no marketing digital e cobre um valor de ajuda de custo para comprar um equipamento ou curso. Será uma troca justa e uma excelente oportunidade para que você adquira experiência.

Invista em um projeto pessoal

Você pode utilizar seus conhecimentos para trabalhar em um projeto pessoal. Crie um projeto sobre um hobbie seu, crie os perfis sociais, um blog e estratégia de conteúdo.

Uma ideia de projeto pessoal de marketing digital é ser afiliado de um produto digital. Acesse este artigo aprenda mais sobre afiliados.

Ajude uma projeto social

Trabalhe como voluntário em um projeto social e cuide da parte de marketing digital. É uma ótima oportunidade para ganhar experiência.

Conclusão

O pensamento de quem quer começar no marketing digital é de que irá fazer marketing até dar certo, até ter resultado.

O segredo do resultado no marketing digital é sempre estudar e também colocar em prática o que aprende. Não só ficar estudando e não agir.

Conheça o Conteúdo Fechado, o curso do pai do tráfego.

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Whatsapp

Deixe um comentário: