SEO: O que é? Como Funciona e Como atingir as primeiras posições?

A todo momento milhões de pesquisas são feitas nos mecanismos de busca. O usuários estão em busca de repostas para dúvidas do dia a dia e recorrem a internet para solucioná-las. A cada busca, os buscadores procuram organizar os sites em um ranking que oferece os melhores resultados. Para estar entre esses resultados os sites precisam estar otimizados e essa técnicas de otimização são conhecidas por SEO.

Confira os dados abaixo e entenda porque é importante estar nas primeiras posições dos mecanismos de busca:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem aproximadamente 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% procuram clicam em links da segunda página de resultados.

Neste artigo completo sobre SEO, você vai saber tudo o que precisa para chegar topo do buscadores e ter resultados orgânicos!

O que é SEO?

SEO significa SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (Otimização para mecanismos de busca). SEO é o conjunto de estratégias e técnicas para otimizar um site ou blog e suas páginas para que estejam encontráveis através dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo e etc). Essas otimizações buscam alcançar as primeiras posições dos buscadores e assim conseguir um bom volume de tráfego orgânico e autoridade.

SEO é uma das principais estrátégias de marketing digital. É uma fonte de tráfego gratuita;

Uma das vantagens do SEO é que você não precisa investir em tráfego pago e pagar por cada clique que receber.

O que são motores de busca?

Os motores de busca são basicamentes os sites como Google, Bing e Yahoo. Eles possuem a função de rastrear, indexar e ranquear as páginas da web para exibir o melhor conteúdo de acordo com as buscas de cada usuário. O Principal mecanismo de busca é o Google.

Eles também são chamados de buscadores, mecanismos de busca ou site de busca.

Como funcionam os mecanismos de busca?

O mecanismos de buscam possuem robos que rastreiam o tempo todo os conteúdos da internet seguindos os links e organizam essa páginas de acordo com os conteúdos que eles possuem.

No momento em que os usuários realizam buscas os mecanismos procuram pela página que melhore atende à palavra-chave buscada pelo usuário. Nessa etapa que o SEO ocorre.

O ranqueamento é definida pelo conteúdo que possui melhor correspondência à palavra-chave, em conjunto com outros fatores de ranqueamento que visam oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Logo abaixo vamos falar sobre os principais fatores de ranqueamento de SEO.

Fatores de ranqueamento de SEO

São inumeros os fatores de ranqueamento dos mecanismos de busca e a combinação deles resulta no posicionamento de cada página em relação à palavra-chave buscada pelos usuários.

Os fatores de ranqueamento se dividem em dois grupos: On page e Off page.

Fatores on page SEO

Os fatores ON PAGE são elementos estruturais que compõe os conteúdos na página. Veja alguns exemplos:

  • Titulo e meta descrição
  • Heading tags (Títulos H1, H2, H3, H4, H5, H6)
  • Imagens
  • Url
  • Rich snippets
  • Tempo de carregamento da página
  • Certificado de segurança
  • Site responsivo

Este fatores ajudam os mecanismos de busca entenderem o que o conteúdo está dizendo e assim fazer a indexação.

Fatores Off page SEO

Os fatores off page são elementos fora do conteúdo da página que demonstram se ela é uma referência.

Exemplos de fatores off page:

  • Quantidade de backlinks (Links de outros sites que apontam para o conteúdo)
  • Contexto do backlinks
  • Menções à marca
  • Sinais sociais
  • Buscas diretas

Estes fatores representam se o site é uma autoridade na internet sobre determinado assunto.

Como começar uma estratégia de SEO?

Assim como qualquer estratégia de marketing, o SEO precisa ter um bom planejamento para que tenha sucesso. Confira abaixo os itens essenciais para um bom planejamento de seo.

Definição de objetivos

Definir os objetivos de utilizar SEO é importante para guiar todas as ações do projeto de SEO e da próximas etapas.

Exemplos de objetivos:

  • Aumentar o tráfego orgânico do site
  • Gerar mais leads
  • Gerar mais vendas
  • Reduzir o custo por aquisição de clientes (CAC)
  • Aumentar a autoridade

Definição das palavras chaves

As palavras chaves são os termos compostos por 1 ou mais palavras que representam as buscas dos usuários nos buscadores. O uso das palavras chaves é o muito importante no desenvolvimento de conteúdos dos sites.

Em um projeto de SEO as palavras chaves são definidas com base no objetivo. Cada palavra chave possui um volume de buscas estipulado que orienta no momento das escolha para utilização. A persona deve ser levada em consideração no momento da escolha.

Existem 2 tipos de palavras chave: Head tail e long tail.

As palavras chaves Head Tail geralmente são compostas por uma ou 2 palavras e representam um assunto genérico e engloba diversos assuntos mais específicos. Possuem um grande volume de buscas mas dependendo do objetivo este grande volume não significa grandes resultados. Elas também são mais concorridas. Ex: Tráfego pago.

Já as palavras chaves Long tail (Cauda longa) geralmente são compostas por três ou mais palavras e representam um assunto mais especifico. Possuem um volume de buscas menor, são menos concorridas e podem significar intenções claras de busca. Ex: Curso de tráfego pago.

A escolha do tipo da palavra chave vai depender do objetivo de cada projeto. Outra observação sobre palavras chaves é utilizar palavras chaves que são EVERGREEN. Que são palavras chaves que possuem buscas por todos os meses e não são apenas em determinados períodos como assuntos de noticias por exemplo.

Seguindo esses dois itens é hora de começar a escrever e otimizar os conteúdos para seu site. Lembre-se sempre de atender os fatores de ranqueamento citados acima.

Como fazer pesquisa de palavras chaves?

A pesquisa de palavras chaves é importantes para o sucesso da sua estratégia de SEO. Primeiramente as palavras chaves escolhidas para construção de conteúdo devem estar alinhadas com seus objetivos de SEO.

É preciso entender o comportamento de busca da(s) persona(s) do seu negócio e fazer o levantamento das palavras chaves que eles mais utilizam. Com base neste levantamento é possível identificar através de algumas ferramentas quais são as palavras chaves importantes para seu negócio.

Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra chave

As três principais ferramentas de SEO que utilizamos para pesquisa de palavras chave são:

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta criada pelo “Guru do Marketing Digital”, Neil Patel, onde é possível pesquisar palavras chaves e visualizar o volume de buscas que ela possui nos mecanismos de buscas, tendência de buscas, palavras chaves relacionadas e outras informações importantes para a escolha da palavra chave.

SEO: Pesquisa de palavra chave na Ubersuggest

Planejador de palavras chaves do Google Ads

O Planejador de palavras chaves do Google é uma ferramenta que permite realizar pesquisa de palavras chaves e obter também o volume de buscas, tendência de pesquisa e palavras chaves relacionadas. É uma ferramenta que foi criada para anunciantes do Google Ads mas é muito útil para quem trabalha com SEO.

SEO: Planejador de palavras chaves google ads

Google Suggest

Com o próprio Google é possível identificar sugestões do que as pessoas mais busca sobre determinado assunto. Basta começar a digitar algo no buscador e ele irá mostrar as sugestões de palavras chaves. Veja a imagem a seguir:

SEO: Pesquisas relacionadas Google Suggest

Outra opção do Google Suggest é visualizar o final da página de resultados onde mais sugestões são exibidas:

SEO: Pesquisas relacionadas Google Suggest

Com essas ferramentas é possível escolher as palavras chaves que podem te ajudar a ter sucesso em sua estratégia de SEO.

Lembre-se de pensar como sua persona e utilizar palavras chaves alinhadas com seus objetivos.

Ferramentas Básicas para SEO

Algumas ferramentas para SEO que podem te ajudar com os resultados orgânicos são:

  • Google Search Console: É o seu painel onde é possível avaliar o desempenho orgânico do seu site, descobrir ideias de melhoria e métricas das suas páginas.
  • Google Analytics: Ferramenta de métricas para entender sobre as visitas que o seu site recebe.
  • SEM RUSH: Ferramenta que faz análise do seu site e disponibiliza relatórios com otimizações e melhorias.

SEO para AFILIADOS: Quais as melhores estratégias?

Assim como em qualquer área do Marketing Digital, no mercado de afiliados pode-se aplicar as estratégias de SEO para criar autoridade, gerar tráfego para o site e consequentemente realizar vendas.

Basta identificar as palavras chaves relacionadas aos produtos que trabalha, construir conteúdos relevantes para seus consumidores e assim conseguir se destacar nas pesquisas do Google. Poucos Afiliados utilizam SEO, por isso é uma excelente fonte de tráfego para se destacar.

Evite publicar apenas conteúdos direcionados para a venda. Procure oferecer conteúdos que irão ajudar sua persona e encaixe sua oferta dentro deste conteúdo de forma natural.

Estratégias de SEO para Afiliados:

Confira algumas estratégias que todo afiliado deve fazer para ter resultados com SEO:

  • Otimize sua página de vendas para o nome do produto;
  • Crie conteúdos sobre o produto do produto que você vende;
  • Crie conteúdo de review sobre o produto que você vende e inclua seus resultados;
  • Publique conteúdos da jornada do seu cliente e faça links entre os conteúdos;

Como Utilizar Tráfego Orgânico(SEO) e Tráfego pago juntos

Existe uma dúvida muito grande em relação ao qual fonte de tráfego é a melhor, Tráfego Orgânico Ou Tráfego pago?

Há pessoas que defendem com unhas e dentes apenas uma das 2 opções, mas aqui no Segredos do Tráfego, temos a visão que as duas fontes de tráfego possuem características distintas e por isso as 2 são importantes e seu uso vai variar de acordo com o objetivo individual de cada pessoa.

Características do tráfego pago

  • Resultados quase que instantâneos
  • Necessário investimento para aparecer
  • Trabalha com atenção das pessoas

Características do tráfego orgânico

  • É necessário ter um site ou blog
  • Depois de publicado seu conteúdo pode receber visitas de forma gratuita
  • Reduz o custo por venda
  • Resultados a médio e longo prazo
  • Trabalha com a intenção de busca das pessoas

Uma opção do uso das duas fontes de tráfego juntas é utilizar os pixel de rastreamento em seu site e assim criar campanhas especificas para pessoas com base nas páginas que ela visitam em seu site. Exemplos:

  • Fazer campanha de remarketing para quem visitar sua página de vendas.
  • Anunciar o produto para pessoas que visitaram um artigo especifico do seu blog que é bem posicionado nos buscadores e recebe um volume de visitas recorrente.

Conclusão sobre SEO

Apesar do tráfego pago ser um principais conteúdos comentados no meio digital recomendamos que o tráfego orgânico (SEO) não seja deixado de lado pelos profissionais de marketing digital, afiliados, produtos de infoprodutos e empresas. Quanto mais cedo começar a trabalhar estratégias de SEO, mais cedo terá resultados orgânicos.

Aprenda como começar no Marketing Digital.

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Categorias: SEO