Conheças os Públicos personalizados essenciais que não podem faltar campanhas de tráfego pago no Facebook Ads

A escolha do público é um dos pontos mais importantes para ter resultados com anúncios em redes sociais. O Facebook Ads possui uma opção que são os públicos personalizados.

Vamos ver a seguir o que são públicos personalizados e como utilizá-los.

O que são públicos personalizados?

Os públicos personalizados são opções de criar segmentações no Facebook Ads com base em envolvimentos da sua audiência com o seu negócio. Esses envolvimentos podem ser ações em redes sociais, ações em sites e lista de email de leads ou clientes.

Cada tipo de público personalizado pode ser utilizado para definir cada etapa do usuário dentro da sua estratégia de tráfego pago.

Como criar públicos personalizados?

Para criar públicos personalizados no Facebook você precisa primeiramente acessar o seu gerenciador de anúncios e ir na opção “Públicos“. Clique aqui para acessar.

  1. Na tela de públicos, clique no botão “Criar Público”, seleciona a opção “Público Personalizado”.
Como criar públicos personalizados do Facebook

2. Na próxima tela você irá iniciar a criação do público escolhendo a origem desejada conforme opções disponibilizadas pelo Facebook.

Conheças os Públicos personalizados essenciais que não podem faltar campanhas de tráfego pago no Facebook Ads 1

Entenda as principais origens de públicos utilizadas.

Quais são os tipos de públicos personalizados?

Facebook

É possivel criar públicos que envolveram com sua página no Facebook dentro de um período de tempo(Retenção) de até 365 dias. As opções de segmentação do Facebook são:

  • Curtiram sua página atualmente: Inclui todas as pessoas que curtiram sua página atualmente. Exceto as pessoas que deixaram de curtir.
  • Todos que se engajaram com sua página: Inclui todas as pessoas que executaram ações na sua página como por exemplo: Visitaram sua página, reações a uma publicação ou anuncio, comentários, compartilhamentos, cliques no link ou navegação em carrosel.
  • Pessoas que visitaram sua página: Inclui pessoas que visitaram sua página do Facebook independente das ações executadas.
  • Pessoas que se engajaram com publicações ou anúncios da página: Inclui todas as pessoas que executaram ações na sua página como por exemplo: reações a uma publicação ou anuncio, comentários, compartilhamentos, cliques no link ou navegação em carrosel.
  • Pessoas que clicaram no botão de ação da sua página.
  • Pessoas que enviaram mensagem para sua página.
  • E por fim, pessoas que salvaram sua página ou qualquer publicação.

Cada ação permite criar públicos com uma probabilidade de executar ações valiosas. Exemplo: Pessoas que enviaram mensagem para sua página podem ter maior probabilidade de comprar um produto ou serviço do que pessoas que apenas visitaram.

Perfil comercial do Instagram

Assim como nas páginas do Facebook é possível criar públicos personalizados com base em engajamento com o perfil comercial do Instagram. Veja abaixo as opções:

  • Todos que se engajaram com sua conta profissional: Inclui as pessoas que executaram ações no seu Instagram como por exemplo: Visitaram seu perfil, reações a uma publicação ou anúncio, comentários, compartilhamentos, cliques no link ou navegação em carrosel.
  • Qualquer pessoa que visitou o perfil da sua conta profissional: Inclui pessoas que tenham visitado o perfil da sua conta profissional do Instagram, independentemente da ação que ela tenha executado.
  • Pessoas que se engajaram com qualquer publicação ou anúncio: Inclui pessoas que realizaram qualquer ação na sua publicação ou anúncio, como curtidas, comentários, salvamentos, deslizamentos em conteúdo em carrossel, toques em botões ou compartilhamentos.
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para a sua conta profissional: Inclui somente as pessoas que enviaram uma mensagem para a sua conta profissional do Instagram.
  • Por fim, Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio: Inclui somente as pessoas que salvaram uma publicação ou anúncio da sua conta profissional do Instagram, seja no feed delas ou no perfil da sua conta profissional.

Aqui também podemos qualificar cada ação com uma probabilidade de executar uma ação mais valiosa.

Vídeo

Nos itens acima não citei nenhuma ação especifica para vídeos. Eles se enquadram em opções de engajamento mas neste tópico vou descrever opções especificas de vídeo como porcentagem assistidas e tempo assistido em cada rede social.

Nesta opção é possível selecionar apenas vídeos do Facebook ou Instagram.

As opções para segmentar são baseadas em pessoas que visualizaram:

  • Pelo menos 3 segundos do seus vídeos.
  • Pelo menos 10 segundos dos seus vídeos.
  • todo o seu vídeo ou pelo menos 15 segundos dele (ThruPlay).
  • 25% do seu vídeo.
  • 50% do seu vídeo.
  • 75% do seu vídeo.
  • 95% do seu vídeo.

Após selecionar uma das opções acima você deve selecionar a rede social, Facebook ou Instagram, e depois quais vídeos deseja utilizar para segmentar a audiência.

Visitantes do seu site

Quando você possui um site, blog, Landing pages ou ecommerce é possivel segmentar as pessoas com base nas ações que elas executam nesses canais. Essa segmentação é possível com o uso do Píxel do Facebook.

As ações de segmentação por pixel no site são:

  • Todos os visitantes do seu site
  • Pessoas que visitaram página(urls) especificas
  • Visitantes por tempo gasto
  • Por eventos padrões ou personalizados como: Cadastro, InitiateCheckou, Purchase

Para este tipo de segmentação a retenção máxima é de 180 dias.

Lista de clientes

Se você possui dados de cliente em base de email marketing ou CRM é possivel utilizar essa informações para encontrar e exibir anúncios para essas pessoas.

Veja aqui como criar um público personalizado com lista de clientes.

Conclusão sobre públicos personalizados

Praticamente todos as ações citadas acima estão relacionadas com os objetivos de campanhas do Facebook. O que permite criar campanhas para alimentar os públicos personalizados e assim qualificar sua audiência para obter os resultados desejados.

Com os públicos personalizados é possível:

  • Fazer ofertas de acordo com o estágio do lead no funil baseado nas ações realizadas
  • Fazer remarketing para quem visita página de produtos ou serviços do seu site
  • Comunicar com sua base de lead sem ser por email marketing
  • Encontrar pessoas com comportamentos e interesses semelhantes a seus clientes (Lookalike)

Agora é sua vez! Com base no que foi explicado neste artigo coloque em prática criando seus públicos e anuncie.

Conteúdo Fechado - Pai do Tráfego
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